top of page

A computação em nuvem é um método de entrega de serviços computacionais pela internet ("the cloud").

Algumas das vantagens do uso da nuvem são:

  • Baixo custo: os utilizadores não precisam de grande poder de computação pois as aplicações correm na nuvem e não no computador do utilizador. Como o utilizador não tem a infraestrutura física a suportar a plataforma não existem custos de manutenção nem empregados especializados associados.

  • Atualizações automáticas: as aplicações na Web são automáticas e gratuitas para o utilizador, não requerendo nenhum esforço nem conhecimento extra.

Algumas das desvantagens do uso da nuvem são:

  • Ligação à : a computação em nuvem é impossível sem ligação à internet então, para aceder a qualquer conteúdo é necessária uma ligação constante. Além de constante, esta ligação tem de ser suficientemente rápida para que o utilizador tenha uma boa experiência de uso, o que requer uma grande largura de banda.

  • o armazenamento de dados pode não estar seguro. Todos os dados são armazenados na nuvem e é possível que alguém que tenha acesso aos mesmos caso haja uma falha de segurança.

Video streaming na nuvem pode aparecer como transmissão ao vivo (live streaming) ou como material previamente gravado e disponível a qualquer altura (video-on-demand). Consiste em entregar vídeo de um provedor de serviço a um utilizador final. Usa protocolos HTTP, TCP/IP e HTML e requer que o utilizador tenha um programa com um codec de audio e vídeo. Este programa está normalmente incorporado em aplicações ligadas à internet e um servidor usado para entrega de vídeo.

 

bottom of page