top of page

Tendo em conta os diferentes tipos de dados e a sua sensibilidade tem-se diferentes tipos de modelos de computação em nuvem. Os modelos standard mais usados são os modelos de nuvem privada, pública e híbrida. Estes três modelos conseguem de forma global proporcionar soluções tecnológicas que se adaptam às diferentes necessidades do mercado, em termos daquilo que são os critérios de aprovisionamento e gestão da informação multimédia.

Nuvem pública

Na plataforma de nuvem pública todos os recursos tecnológicos da plataforma cloud são disponibilizados ao público em geral. O ambiente é totalmente virtualizado e a capacidade da rede de transporte que se encontra a montante da infraestrutura proporcionar débitos binários que permitam uma transferência rápida de ficheiros assume uma especial preponderância. Do ponto de vista aplicacional este modelo é utilizado em sistemas onde a segurança da informação assume um papel pouco relevante. Como exemplo ilustrativo podemos destacar a utilização deste modelo em muitos servidores web de conteúdo multimédia.

Nuvem Privada

No modelo de nuvem privada toda a arquitetura implementada encontra-se definida e dirigida para um único cliente ou organização. São definidas regras em termos daquilo que é o acesso que cada cliente ou organização pode ter à plataforma.

Nuvem híbrida

O modelo de nuvem híbrida consiste na combinação de duas ou mais nuvens, que podem ser privadas, públicas ou ambas. A principal vantagem consiste no facto das várias nuvens ficarem agregadas numa plataforma conjunta, permitindo assim um conjunto mais alargado e variando de serviços.

bottom of page