top of page

A Nextflix é uma empresa tecnológica que constitui atualmente a maior plataforma de filmes e séries de televisão via streaming, contando atualmente com mais de 100 milhões de subescritores.

 

A empresa foi fundada em 1997 com o objetivo de fornecer serviços de entrega e aluguer de DVDs pelo correio, proporcionando uma solução mais cómoda para os utilizadores, pois estes podiam alugar filmes pagando o preço de aluguer tal como num videoclube tradicional, mas sem efetuar qualquer deslocação.

 

No ano 2000 a empresa alterou radicalmente o seu modelo de negócio passando a cobrar um preço fixo todos os meses pelo serviço de entregas e aluguer, não impondo qualquer restrição relativamente ao número máximo de conteúdos consumidos pelos subscritores dos seus serviços.

 

Com o passar dos anos e com o aparecimento das tecnologias de streaming e de computação em nuvem e com a melhoria significativa ao nível das performances de transmissão oferecidas pelas redes IP a empresa passou prestar unicamente serviços digitais de streaming de vídeo, cuja expanção começou nos Estados Unidos no ano de 2007 e facilmente se alargou a outras regiões geográficas, estando hoje a sua acessível em mais de 190 países.

 

Posto isto e tendo em conta o enquadramento do presente artigo torna-se primordial proceder ao estudo desta plataforma tecnológica, nomeadamente ao nível dos aspetos que se relacionam com as soluções tecnológicas implementadas pela Netflix em termos de armazenamento e processamento de vídeo, critérios de adaptabilidade em termos de transmissão e por fim os processos de codificação utilizados. Todos estes aspetos são analisados nas subsecções que seguem de modo a proporcionar um enquadramento geral relativamente à forma como a Netflix utiliza as tecnologias de computação em nuvem para dar suporte aos serviços de streaming de vídeo que comercializa à escala global.       

bottom of page